Saúde do Sono: dicas para a hora do descanso

30/11/2018

Saúde do Sono: dicas para a hora do descanso

É no colchão que vivenciamos os nossos maiores momentos de descanso após o trabalho, viagens ou tempo livre. Dormir é um sinal de que o corpo e a mente cumpriram as suas funções diárias e relaxaram. 

 

Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 40% da população não descansa da forma como gostaria. Exibindo resultados semelhantes, uma pesquisa feita Sociedade Brasileira do Sono (ABSONO) aponta que 53,9% das pessoas sofrem algum tipo de insônia e 43% permanecem cansadas no decorrer do dia.
A boa notícia é que a mudança de hábitos podem levar a melhores noites de sono.

 

Confira abaixo algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de descansar:

 

 - Densidade: o colchão deve ser confortável, deixando a coluna alinhada e os músculos relaxados, mantendo um formato nem muito duro (podendo provocar dores nos ombros, quadris e juntas) e nem muito mole (podendo causar dores nas costas);

 

- Horário do sono: dormir e acordar no mesmo horário todos os dias reduz a chance de insônia e favorece um bom sono;

 

- Cafeína: beber café antes de dormir pode dificultar o sono visto que o corpo pode levar até 8 horas para livrar-se dos seus efeitos;

 

- Alimentação: ingerir grandes quantidades de alimentos pela noite pode causar indigestão e desconforto na hora do sono; 

 

- O melhor posicionamento para dormir é o lateral com o travesseiro entre as pernas, mantendo a coluna neutra ou de barriga para cima com o travesseiro em baixo dos joelhos, o que mantem a curvatura natural da coluna lombar.

 

O que você realiza no seu dia a dia para uma noite de sono mais tranquila? Conte-nos sobre as suas experiências nos comentários.
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