Saúde do idoso: cuidados essenciais para seu bem-estar

Saúde do idoso: cuidados essenciais para seu bem-estar
19/03/2020

Saúde do idoso: cuidados essenciais para seu bem-estar

Envelhecer com saúde é o objetivo de todos nós. Para que isso ocorra de forma tranquila, alguns hábitos precisam ser mantidos e monitorados constantemente pelos filhos, parceiros e cuidadores.
Confira 5 cuidados essenciais para manter o bem-estar do idoso e acompanhe sua família durante essa jornada! 

 

➡ Cuidados com a saúde: o acompanhamento médico é extremamente importante para evitar doenças preocupantes como Câncer, Parkinson, Alzheimer, Osteoporose, Catarata, entre outras. As consultas de rotinas e exames preventivos ajudam a identificar qualquer sinal de anormalidade. E para envelhecer com qualidade, nada melhor que consultar o geriatra periodicamente, afinal, este profissional acompaha as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas que conduzem o processo de envelhecimento.

 

➡ Segurança em casa: muitas vezes alguns cômodos precisam ser adaptados para evitar o risco de quedas e fraturas. Esteja atento a esses detalhes e busque sempre auxiliar nas tarefas do dia a dia que exigem maiores cuidados.

 

➡ Alimentação: ponto importante desde a infância, se torna ainda mais crucial conforme os anos vão passando. Os idosos muitas vezes precisam de uma dieta diferenciada devido aos quadros de diabetes e hipertensão. Confira também com um médico a necessidade de suplementação com vitaminas, minerais ou outras fórmulas.

 

➡ Atividade física: assim como a alimentação, a atividade física deve ser estimulada também durante a melhor idade. E nesse momento os esportes de baixo impacto como a hidroginástica, yoga, caminhadas, natação e pilates.

 

➡ Atividades sociais: a solidão é um dos maiores medos das pessoas idosas. Incentive a participação em grupos de interação social, como dança, atividades artísticas e manuais, esportes, entre outros. Durante o período de pandemia o isolamento social se torna necessário, mas nada impede o contato virtual que pode ser feito e é sempre muito bem vindo.
Gostou das nossas dicas? Confira todos os conteúdos Long Life feitos para você.
Compartilhar