Qualidade do sono: como influencia na sua saúde?

Qualidade do sono: como influencia na sua saúde?
13/02/2020

Qualidade do sono: como influencia na sua saúde?

Uma boa noite de sono é essencial para uma vida com disposição, energia e saúde. É durante o sono que descansamos o nosso corpo e recuperamos as forças para que haja a sensação de descanso pela manhã. 
Quando este momento é interrompido, a saúde física e mental fica prejudicada, despertando casos de irritabilidade e indisposição. Além disso, um organismo sem descanso se torna suscetível a diversas doenças cardiovasculares, respiratórias e distúrbios ligados à ansiedade e depressão.
A revisão de alguns hábitos é essencial para evitar que a insônia se torne crônica. Confira alguns elementos que podem influenciar nesta jornada:

 

➡ Estresse e ansiedade: pessoas com muitas preocupações apresentam um risco maior de desenvolver complicações relacionadas ao sono. Pelo menos uma hora antes de dormir é necessário desligar os equipamentos eletrônicos e realizar atividades leves como a leitura e a meditação. Assim, o cérebro pode relaxar e todo o corpo descansar sem preocupações.

 

➡ Doenças graves: algumas doenças provocam dores, problemas respiratórios ou necessidade frequente de ir no banheiro, o que pode atrapalhar o sono e gerar consequências desagradáveis para o próximo dia.

 

➡ Maus hábitos: dormir em horários irregulares, em ambientes claros (luz do computador ou celular) ou barulhentos, ingerir alimentos pesados ou bebidas estimulantes antes do sono também são atitudes que provocam a insônia.

 

Para evitar estes quadros, é necessário rever hábitos e em alguns casos buscar o apoio de um profissional da saúde para auxiliar na situação. Adote um estilo de vida mais saudável e equilibrado e confira os seus benefícios. Lembramos que aqui na Long Life você encontra uma equipe multidisciplinar e diversos parceiros na área da saúde e qualidade de vida que podem ajudar! 
Compartilhar