Como cuidar da saúde das crianças durante o Isolamento Social?

Como cuidar da saúde das crianças durante o Isolamento Social?
03/06/2020

Como cuidar da saúde das crianças durante o Isolamento Social?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2022 existirão mais crianças obesas do que abaixo do peso no mundo. Se a obesidade já é uma doença bastante preocupante em adultos, para as crianças a situação é ainda mais grave, visto que o maior tempo de exposição ao excesso de gordura poderá desencadear doenças crônicas mais cedo (má formação, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros), diminuindo a expectativa de vida do indivíduo. 

 

Além disso, existem os riscos emocionais para a criança, como disfunções alimentares, isolamento social, baixa autoestima, bullying e até mesmo depressão. A obesidade infantil possui várias causas, sendo necessário compreender a rotina familiar para diagnosticar e tratar corretamente o problema. Entre as mais comuns estão a compulsão alimentar, ingestão de alimentos industrializados e hiper calóricos em excesso, sedentarismo, sono sem qualidade, ansiedade, fatores genéticos e hormonais.
O isolamento social aliado a ansiedade do período tem aumentado o sedentarismo (mais tempo de exposição às telas e menos tempo praticando atividades físicas) e a ingestão de alimentos ultraprocessados, fatores que estão diretamente ligados com a obesidade. Mas você sabia que algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a obesidade durante a quarentena?

 

- Estimule a experimentação de novos alimentos de forma lúdica, misturando cores e formas na produção dos pratos salgados e doces. 

 

- Movimenta-se é fundamental, tire ao menos 30 minutos diários para estimular a prática de exercícios e brincadeiras, como pular corda, correr ou dançar.

 

- Aprecie o meio ambiente e exponha-se diariamente ao sol. Brincadeiras na varanda, janela ou quintal podem ajudar.

 

- Reforce os cuidados com a higiene das mãos, tornando este um hábito que será levado para a fase adulta.

 

- Estabeleça uma rotina de atividades para que a criança não fique 100% do tempo sem ter o que fazer, instigando a criatividade e fortalecendo o aprendizado. Desenho, pintura, montagem de formas, confecção de objetos, bonecas e brinquedos no geral podem ajudar. 

 

- Ensine de forma divertida sobre jardinagem, culinária ou as disciplinas que seu filho tem na escola. A cozinha é um prato cheio para as aulas de ciências, química, física e biologia.

 

- Ouça a opinião dos seus filhos, pergunte o que eles gostariam de fazer e selecione atividades em conjunto, isso além de construir a auto confiança permite com que as crianças utilizem a criatividade.

 

- Divida as tarefas domésticas com as crianças estimulando a responsabilidade desde cedo e de forma saudável.

 

- Yoga, meditação e alongamentos não tem limite mínimo ou máximo de idade para realização. Incentive a criança a manter um tempo de calma e relaxamento durante a manhã, noite ou após atividades com maior movimentação.

 

Reduzir os índices de obesidade infantil é garantir um futuro com mais saúde e bem-estar. Se você tem mais alguma dica deixe nos comentários. Ficaremos felizes em repostá-la em nossas redes sociais. E se você tem dúvidas sobre a fisioterapia para crianças com obesidade entre em contato com a nossa equipe, contamos com uma equipe multidisciplinar com profissionais especialistas no cuidado infantil.
Compartilhar