Dica da ergonomista: alongamentos para quem trabalha sentado

Dica da ergonomista: alongamentos para quem trabalha sentado
12/12/2018

Dica da ergonomista: alongamentos para quem trabalha sentado

Ao trabalhar na postura sentada sua coluna sofre em torno de 30% mais pressão do que na postura em pé, portanto é extremamente recomendável e necessário para manter a saúde da coluna vertebral as alternâncias de postura.

 

Alternando entre postura em pé e sentado a cada hora trabalhada, já reduz as consequências negativas sobre a musculatura e discos intervertebrais, aliviando a pressão e tensão muscular gerada pela manutenção estática da coluna.

 

Outra medida preventiva é a prática de alongamentos, especialmente aqueles que envolvem a parte posterior dos músculos das coxas e panturrilha e coluna lombar, pois permanecem em posição de flexão (dobrados) durante a posição sentada, gerando encurtamentos musculares que podem ser as causas de dores tanto na coluna lombar quanto nas articulações de quadril e joelhos.

 

O ideal é que se tenha uma vida ativa, quanto mais tempo você permanece na posição sentada, maior a sua necessidade de compensação. Em resumo, alterne várias vezes de posição no trabalho, no mínimo a cada 1 hora trabalhada. Faça pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. Alongue-se diariamente, por pelo menos 5 minutos. Confira abaixo nossas dicas de alongamento para quem trabalha nessa posição:

 

Compartilhar