Saúde do idoso: como a fisioterapia pode ajudar?

11/11/2020

Saúde do idoso: como a fisioterapia pode ajudar?

A sociedade está passando por um aumento significativo na proporção de pessoas com mais de 65 anos de idade exigindo mais serviços e cuidados. O envelhecimento tem um efeito prejudicial no controle postural e no equilíbrio. As quedas são muito comuns em idosos, fazendo da prevenção uma grande prioridade na saúde pública.

A OMS recomenda que pessoas com mais de 65 pratiquem atividade física aeróbica moderada por pelo menos 150 minutos ou 75 minutos de alta intensidade por semana, além disso, deve realizar exercícios de fortalecimento pelo menos duas vezes por semana e exercícios de equilíbrio pelo menos três vezes por semana. Apesar dos benefícios, o número de pessoas fisicamente inativas ainda é elevado em todo o mundo e aumenta com o avanço da idade.

Entre os vários componentes da saúde, o exercício é o mais importante e leva ao envelhecimento bem-sucedido, com ele o risco e a taxa de queda podem ser reduzidos através de programas que combinem treinamento de equilíbrio e formas adicionais de exercícios, como fortalecimento muscular e coordenação (grupo ou individual).

A Fisioterapia e a atividade física tem papel preventivo e/ou terapêutico em doenças cardiovasculares, metabólicas, determinados tipos de câncer, doenças relacionadas ao sistema musculoesquelético, manutenção da capacidade funcional, podem prevenir quedas nos idosos e redução do risco de morte.
Com o isolamento social, tivemos um efeito colateral em muitas pessoas de todas as idades que está relacionado a mudança negativa de hábitos, sendo um deles a redução da prática de exercícios físicos gerais.
Esse fato trouxe um incremento de risco de doenças cardiovasculares, pulmonares e aumento do risco de queda. Nesses casos a fisioterapia pode contribuir em atuar de forma preventiva, em especial nas pessoas com idade acima de 65 anos e já portadoras de alguma doença crônica, sendo de fundamental importância o acompanhamento clinico mais especifico com a atenção as limitações e cuidados gerais de saúde.