Positividade: treine seu cérebro para ser mais positivo no dia a dia

Positividade: treine seu cérebro para ser mais positivo no dia a dia
10/09/2020

Positividade: treine seu cérebro para ser mais positivo no dia a dia

Construir uma visão otimista da vida permite que se tenha um mundo interpessoal completo, o que reduz os sentimentos de tristeza, depressão e ansiedade, aumenta a expectativa de vida, promove relacionamentos mais fortes com os outros e fornece uma habilidade de enfrentamento durante tempos de dificuldade.

Ser otimista permite que você lide melhor com situações estressantes, o que reduz os efeitos nocivos do estresse sobre a saúde. Confira 3 atividades para aplicar no seu dia a dia e treine seu cérebro!

- Desafie-se: busque ver as coisas por uma outra perspectiva, enxergando o lado positivo de cada situação. Por exemplo, se você estiver sentindo que um dia inteiro foi arruinado porque estava chuvoso, concentre-se no que pode ter sido ganho durante esse tempo. Provavelmente você perceberá que acabou passando parte desse tempo em casa relaxando, lendo ou acariciando alguém que ama. Em vez de olhar para os eventos da maneira mais negativa possível, é necessário fazer um esforço ativo para "experimentar" lentes positivas tanto quanto possível.

- Pratique a gratidão: uma maneira inteligente de fazer isso é por meio de um diário, uma técnica popular para cultivar a gratidão que leva apenas alguns minutos por dia. No final de cada dia, escreva uma ou duas coisas que te trouxeram o sentimento de gratidão, anotando também suas realizações durante o dia,

- Controle: embora algumas pessoas possam ser incapazes de lidar com a incerteza, indivíduos positivos são capazes de se adaptar e prosperar. Aceite o que você pode e não pode controlar na situação. Por exemplo, se você perder o emprego, não poderá controlar o fato de ter sido demitido ou dispensado. Você pode controlar se toma medidas para encontrar um novo emprego, bem como se cuida de si mesmo com alimentação e sono adequados.

Praticar a atenção plena é uma ótima maneira de ajudar a combater a tendência de ruminar sobre os estressores diários, que é um terreno fértil para a negatividade.
Compartilhar